Pular para o conteúdo principal

O que é discipulado?

Podemos falar de dois sentidos: 1º O ato de seguir Jesus Cristo e 2º o ato de ajudar outros a seguirem Jesus Cristo. Porém, pessoas que não seguem Jesus não podem ajudar outros a seguirem a Jesus. Há custo tanto para seguir a Jesus quanto para ajudar outros a seguirem a Jesus.

Discipulado: A palavra de origem latina “discipulatus”, significando conjunto dos alunos de uma escola. Aprendizado, estado de quem é discípulo.

Segundo o dicionário Candido de Figueiredo, 1913, a definição gramatical de Discipulado: 1º Classe gramatical de discipulado: Substantivo masculino. 2º Modo de separação das sílabas de discipulado: dis-ci-pu-la-do. 3º Forma do plural de discipulado: discipulados.

Em poucas palavras para o significado gramatical podemos dizer: discipulado vem do latim “discipulatu” significando “aprender”, “aprendizagem”. O discípulo que passa por esta aprendizagem deverá fazer exercício prático das instruções que conheceu. Assim o discipulado é um processo de ensino-aprendizagem recíproco, onde o que ensina aprende e da mesma forma o que é discípulo apreende, tendo como objeto primeiro formar novos discípulos, já que a visão não pode parar. Torna-se assim um processo dinâmico:

O que é discipulado? Podemos falar de dois sentidos: (1) o ato de seguir Jesus e (2) o ato de ajudar outros a seguirem Jesus. Porém, pessoas que não seguem Jesus não podem ajudar outros a seguirem a Jesus. Há custo tanto para seguir a Jesus quanto para ajudar outros a seguirem a Jesus.

“Ide, portanto, e fazei todas as nações se tornarem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinado-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28, 19-20) Bíblia de Jerusalém.

Venha fazer parte da nossa classe de aprendizado bíblico! Venha ser discípulo e fazer discípulos do nosso Senhor Jesus Cristo. Aguardo seu contato!

Gostou da postagem? Confira também:

Credencial do CIMEB - Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil

Simplesmente me sinto muito honrado por Deus! Estou completando 15 anos de ministério... "Uma vida dedicada ao Reino de Deus".

Salvação • 7 Pilares de uma vida vitoriosa