O que é o Coaching Ministerial?


Em minhas formações já tive a honra de receber pastores e líderes religiosos, de todo o Brasil, e que buscavam desenvolver o Coaching Ministerial em suas igrejas e ministérios. Parece inusitado, mas como qualquer profissional, estas pessoas também buscam o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades, para que assim, também consigam ter um bom desempenho em suas funções e dar o seu melhor à sua comunidade.

Neste sentido, segundo um estudo publicado pela revista Cristianismo Hoje, 70% dos pastores disseram sofrer de estresse e depressão e cerca de 80% dizem sentirem-se despreparados para exercer suas funções em seu ministério. Esses dados mostram o outro lado da moeda, onde por trás de um microfone ou um púlpito, também há um ser humano que precisa de suporte e apoio em seu desenvolvimento para desenvolver e dar suporte ao outro.

Ressalto isso porque geralmente o líder da igreja é a pessoa-chave e onde todos os fiéis buscam instrução, orientação e palavras de conforto e direcionamento. Obviamente que tudo isso traz à tona tanto a luz como a sombra dos indivíduos e, para saber, lidar assertivamente com suas facetas, sem deixar se abalar ou deprimir, é preciso de muito preparo emocional.


O Coaching Ministerial:

Como já ministrei cursos de Coaching para pastores e outros líderes religiosos, assim como para profissionais das mais diversas áreas do conhecimento; entendo perfeitamente que assim como qualquer outra pessoa, que o que estes indivíduos também buscam é compreender melhor o comportamento humano e encontrar as melhores formas para exercer seu papel.

Outro ponto importante que eles buscam é o autoconhecimento, para assim vencer seus próprios dilemas, crenças negativas e oferecer o seu melhor ao outro. Além disso, pastores e lideres ministeriais também querem desenvolver habilidades de comunicação, liderança, gestão e relacionamento interpessoal, de modo que isso lhes permita acessar e cuidar sua comunidade religiosa de forma ainda mais eficaz, correta e positiva.

O Coaching Ministerial trabalha exatamente no sentido de ajudar a pessoa desenvolver estas competências, a vencer as crenças e comportamentos limitantes e também os hábitos inerentes ao ser humano, como os julgamentos. Assim, estes coachees aprendem a ouvir na essência, a compreender, honrar e respeitar a história do outro e a sua e, se colocar no lugar das pessoas, mudando assim sua posição perceptiva e ampliando sua visão sobre o ser humano e o mundo.

Com certeza, isso é realmente maravilhoso, pois todos nós precisamos de uma direção espiritual. Assim, quanto mais preparado estiver o líder, o pastor, melhores também serão os resultados e a evolução de todos os membros daquela comunidade religiosa.

Então, se você é pastor ou líder ministerial e deseja expandir sua visão de mundo e melhorar sua liderança e a forma de se comunicar com as pessoas, invista em Coaching Ministerial. Para isso, invista em seu autodesenvolvimento e faça a Formação Coaching Ministerial – ITVC e ouse ir além de forma extraordinária. Aguardo seu contato!

Postagens relacionadas:

1° Secretário do Cimp

Simplesmente me sinto muito, muito honrado por Deus em estar completando 15 anos de ministério... "Uma vida dedicada ao Reino de Deus".

Fui curado de uma doença pulmonar gravicima!