img-responsiva

Devocional • Sabedoria

Qual o Significado da palavra Sabedoria?
    ...O que é Sabedoria?


Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A Sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. Quando a Sabedoria é usada para fazer coisas menos boas, ela pode ser sinônimo de astúcia, esperteza ou manha. 

A palavra sabedoria tem origem no latim "sapere" e é um conceito que também tem um componente cultural e de tradição, sendo que muitas vezes culturas diferentes dão origem a tipos distintos de sabedoria, como por exemplo a sabedoria oriental.
  • Sabedoria de Deus: 
A sabedoria é uma das características mais mencionadas a respeito de Deus. Deus é classificado como Onisciente, ou seja, sabe ou conhece todas as coisas. "Ó profundidade da riqueza da Sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos". (Romanos 11:33). Na Bíblia também é mencionada a Sabedoria do Rei Salomão, filho do Rei Davi, que foi o rei mais próspero de Israel, sendo também considerado o homem mais sábio do Antigo Testamento e um dos mais sábios de toda a Bíblia. Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito. (1 Reis 4:29-30).
  • A sabedoria do alto? Ou a sabedoria terrena?
No texto no livro de Tiago no cap. 3 e versículos 13- 17, esta escrito assim: Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não è a sabedoria que vem do alto, mas è terrena, animal e diabólica. Pois onde há inveja e sentimento faccioso, ai há confusão e toda obra má. Mas a sabedoria que vem do alto é:

a) Primeiramente pura

b) Pacifica

c) Moderada

d) Tratável

e) Cheia de misericórdia

F) De bons frutos

G) Sem parcialidade

H) Sem hipocrisia

Quem pedir sabedoria recebe? Segundo a bíblia sim.
  • Vejamos como: 
“Se alguém tem falta de sabedoria peça a Deus”. Tg 1:5 | 1Rs 3:9-12 | Pv 2:6 | Jò 28:12-20,23. A igreja andava no temor do Senhor (At 9:31). O temor do Senhor è o principio da sabedoria (Jò 28:28; Sl 111:10). Salomão disse: “Da me sabedoria e conhecimento para que possa entrar e sair perante este povo” (1Rs 4:29-30,34).
  • Como pedir sabedoria:
a) Orando (Mc 11:24)

b) Com fé (Tg 1:6)

c) Sem duvidar (v 6).
  • Exercendo sabedoria:
O próprio Jesus (Mt 13:54).

Salomão (1Rs 3:25).

O apóstolo Paulo (1Co 1:12-24; 2Co 2:6-7).
  • O caráter da sabedoria:
O profeta Isaias profetizou a cerca de Jesus. “E repousará sobre Ele o Espírito de sabedoria, de inteligência, de concelho e de fortaleza, de conhecimento e temor do Senhor” ( Is 11:2). Lucas relatou que Jesus Cristo crescia em Sabedoria (ver Lc 2:54).
  • O efeito da sabedoria:
Salomão disse que a Sabedoria fortalece o sábio mas do que dez Governadores na cidade (Ec. 7:12,19; Pv 24:3). Até no andar devemos andar com sabedoria (Ef 5:15; Cl 4:5). "Senhor Jesus venha com a tua sabedoria sobre o teu povo, sobre a tua igreja, sobre os teus lideres... Enche-nos com a tua sabedoria Deus! Para tua gloria Senhor". - Apóstolo Fernando



© 2018 Apóstolo Fernando

Postagens relacionadas:

Testemunho • Cura divina

WhatsApp • Apóstolo Fernando

img-responsiva